terça-feira, 24 de maio de 2016

Curso de Mídia é recebido com muita calorosidade em Aracaju: "A questão é que a publicidade e a verba de publicidade mudaram de lugar e com essa mudança precisamos começar a pensar como fazer dinheiro no digital", alerta Cristiano Santos.

No último sábado, 22, foi realizado a segunda edição do Curso de Mídias, no auditório Padre Arnóbio, no bloco D, da Universidade Tiradentes, que fica no bairro Farolândia. O evento teve início às 8h30min, com intervalo para cofees-break e terminou às 17h. A palestra foi organizada pela Creative Bizz – Agência de Marketing Digital e Web Design de Curitiba e teve como público alvo profissionais de comunicação em geral.
O Jornalista, Professor, Palestrante e Consultor de Mídia da Globo – Cristiano Santos vem ministrando cursos pôr algumas cidades da região nordeste. É a segunda vez que o mesmo vem a Aracaju, conta como surgiu a ideia de incluir a cidade no ciclo de suas palestras: “Eu e o Fernando da Creative Bizz, estávamos conversando que venho desenhando um curso voltado para estratégias de mídias sociais, como é que a gente trabalha isso no Facebook, Twitter, Lindkin e começamos em Curitiba. Aí como Fernando também já morou em Aracaju, conhece o Mercado daqui, falou vamos levar esse curso para lá, para poder trazer um pouquinho de conhecimento também para o Mercado da região nordeste. Aí a gente desde de julho de 2015 começou a dar cursos na região, então nessa mesma época foi aqui, em dezembro fomos a Maceió e agora, devido à demanda voltamos para cá. Então é justamente pôr uma demanda mesmo de atualização no mercado dessa região que está solicitando para começar a trabalhar com mídias sociais”, explica Cristiano.
O Palestrante ficou muito satisfeito com o sucesso da primeira vinda, como também ficou encantado com a energia do povo sergipano: “Olha, de verdade estou muito feliz de estar em Aracaju, novamente porque a primeira turma me recebeu com carinho, atenção e principalmente com a participação de engajamento. Para a gente que está aqui na frente, passando um pouco do que aprendeu na vida, no mercado e na empresa que trabalha, não tem coisa mais gostosa do que você vê o aluno aproveitando. O povo daqui tem uma alegria natural e uma receptividade com quem é de fora. É inigualável! Acho que o mais gostoso é esse clima de amizade também que se forma com o grupo, não só essa questão de professor e aluno. Posso dizer que conquistei grandes amigos, em Aracaju”.   
Cristiano mencionou que pretende vim mais vezes para ministrar cursos na cidade e ainda investir no curso de Marketing Digital: “Agora nossa ideia é continuar trazendo esses cursos e a cada seis meses mais ou menos a gente tenta formar uma nova turma e também trazer outros cursos. Como Fernando já oferece também o curso de Marketing Digital e eu também sou especialista em Linkedin, então temos a ideia de trazer um pouco voltado a esse tipo de mídia, uma oficina prática e tudo mais. Assim como Aracaju a gente vai visitar outras cidades da região nordeste.
A gente já pensa em Recife, Salvador, João Pessoa e claro poder trazer o maior número de opções para que os usuários, as pessoas e os profissionais daqui, possam trabalhar o Marketing Digital como um todo”.
Mesmo sendo um curso voltado, para os profissionais de comunicação, Cristiano falou que o evento também envolve pessoas interessadas em como interagir melhor no mercado digital. Seguindo esse pensamento foram explanados na palestra, vários tópicos como o perfil adequado para utilizar nas redes sociais e nas páginas de empresa, como estruturar melhor as notícias e o cuidado em comunicar. Além disso, a preocupação com a linguagem adequada para vender produtos e gerenciamento de crise. “Então, eu digo que é um curso completo de mídias sociais para quem quer entender afinal para que serve rede social, quando a gente fala de fazer uma estratégia para empresa como um todo. Pode ser uma empresa de comunicação, como pode ser uma empresa que quer vender o seu produto”, reforça Cristiano Santos.
Ao final da entrevista, Santos faz uma avaliação sobre a preferência digital à mídia impressa: “Nós temos, a tevê, pôr exemplo, que todo mundo dizia que ia matar o rádio ou o cinema, essas mudanças
de paradigmas na comunicação. Então, quando a gente vê agora o jornalismo digital tomando um pouco de espaço no mercado e assim a gente vê a queda do impresso naturalmente, até pôr uma mudança de geração. Os jovens de hoje leem menos o papel e mais o digital. É lógico que a gente tem a visão de que o papel vai acabar. Não acredito necessariamente no fim do papel, como a gente conhece.
A questão é que a publicidade e a verba de publicidade mudaram de lugar e com essa mudança precisamos começar a pensar como fazer dinheiro no digital. Então assim, o papel talvez realmente não vai ter a mesma força como tem hoje. Isso é natural porque a gente está passando por essa mudança, mas é lógico que a gente não pode simplesmente falar que o surgimento de uma mídia estingue totalmente as outras. Logo, a gente fala que o fim da tevê com Youtube, Netflix e tudo mais. Não! Não é o fim da tevê! É apenas a tevê como a gente conhece hoje. Ela tem que se redesenhar também e saber quais os novos formatos”.     

   















  Angela Catarina de Oliveira Vasconcelos –
Jornalista/ DRT:1.318-SE  e Professora de
Português





























Nenhum comentário:

Postar um comentário